Processo Cassação CNH

O processo administrativo da penalidade de Cassação da Carteira Nacional de Habilitação será instaurado conforme o estabelecido nos artigos 256, inciso V e 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resolução Contran 182/2005.

A PENALIDADE DE CASSAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO SERÁ APLICADA NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

– Quando, suspenso o direito de dirigir, e o infrator conduzir qualquer veículo.
O infrator, não pode dirigir, durante o seu período de suspensão ( prazo estabelecido no devido processo administrativo).

– No caso de reincidência.
Ocorre quando o infrator é autuado, e dentro do prazo de doze meses, é reincidente nas infrações previstas no inciso III do art.162 e nos arts.163,164,165,173,174 e 175.
A reincidência é na mesma infração.

Quando condenado judicialmente por delito de trânsito, observado o disposto no art.160.
A instauração do processo e a notificação são cumpridas em um único ato administrativo, por meio de notificação expedida ao infrator por remessa postal ou por outros meios, desde que assegurada sua ciência, por exemplo, publicação em Diário Oficial.

Cabe ressaltar a importância de manter atualizado o endereço no cadastro do DETRAN/RJ, pois as notificações não recebidas por endereço desatualizado ou não localizado implicará na publicação no Diário Oficial para assegurar o direito à ampla defesa.

Fique Atento:
Diferente do processo de suspensão, a cassação se trata da exclusão da Carteira Nacional de Habilitação logo o condutor ficará impedido de Dirigir pelo período de 02 anos e será submetido a todo o procedimento de uma nova habilitação.
Faça seu recurso com uma empresa especializada: fale com a INOVAR RECURSO DE MULTA.

Nossa missão é evitar que erros, vícios e irregularidades passem despercebidos, gerando penalidades indevidas e consequências drásticas na vida do condutor, tendo a preocupação maior na qualidade dos serviços prestados.


Foi autuado em processo de cassação de carteira? Fale conosco, recorra já e assegure seu direito de dirigir.
Clique aqui e solicite a elaboração de seu recurso: atendimento online!


Solicite aqui seu orçamento e contato:

Recurso contra Suspensão do direito de dirigir